| |
Até hoje, Marisa não sabe explicar se ela começou com os cavalos ou se eles começaram com ela. O sonho, que foi crescendo junto com a menina, a paixão e a determinação levaram Marisa à concretização de uma realidade: proprietária do Haras Lagoinha, dando início ao criatório do sufixo PEC.
Experiências, vivências, intuição, estudo e especialmente o amor aos cavalos ajudaram a superar inúmeras dificuldades. Hoje, o Lagoinha figura-se como uns dos maiores criatórios da Raça Mangalarga, especializado na criação de qualidade, unindo a esse fator morfológico as pelagens exóticas, principalmente a pelagem Pampa com todas as suas derivações.
Ao longo desses anos, para formação da base do seu plantel, o criatório utilizou os seguintes garanhões:Figurino JO (Turbante JO x Baioneta Mangalarga),GlenarraMangalarga (Almanaque x Camomila Mangalarga), Carimbó JO (Cocar JO x Dança JO),Castelo OB (Folião JO x Hulha), Bismarck Mangalarga( Rigoni x Traviata ), Rubro GM (Jarus GM x Harpa GM ),Festeiro do Alegre (Turbante JO x Unidade de G),Doublê GMF (Turbante JO x Seresta GMF), Coroado do PEC (Castelo OB x Coroa da Esplanada), Charles JO(Turbante JO x Lady Dy JO) e recentemente o Grande Campeão Nacional Pampa e Grande Campeão Nacional Mangalarga Pampa, Monteblanco do PEC (Charles JO x Lili JL).
Na linha baixa, podemos destacar as matrizes Lili JL(Beduíno x Íris), devido a sua grande importância, é responsável por toda uma denominação diferenciada dentro do próprio criatório, onde seus descendentes, também na linha materna, recebem além do nome o complemento Blanca ou Blanco. Além dessa inesquecível matriz, podemos ressaltar: Sucupira do Bonfim(Turbante JO x Fumaça da São José), Unidade de G(Dendico Garcia Mangalarga x Sota II), Relva de G ( Dendico Garcia Mangalarga x Kava de G), Brasa AG ( Favorito x Queijadinha), Baiablanca do PEC (Rubro GM x Lili JL) e Florestablanca do PEC (Glenarra Mangalarga x Baiablanca do PEC).
Nesses vinte anos de criação, podemos destacar vários produtos do sufixo PEC, que foram responsáveis por manter o Lagoinha sempre na vanguarda da criação Mangalarga e Pampa.
São eles:
:: Baiablanca do PEC
:: Coroado do PEC
:: Calcutá do PEC
:: Dunablanca do PEC
:: Encostablanca do PEC
:: Florestablanca do PEC
:: Groelândia do PEC
:: Lagoinha do PEC
:: Lagoblanco do PEC
:: Montana do PEC
:: Monteblanco do PEC
:: Ottawa do PEC
:: Normandia do PEC
:: Porto Belo do PEC
:: Quebec do PEC
:: Queluz do PEC
:: Rochelle do PEC
:: Suíça do PEC
:: Saturno do PEC
:: Sevilha do PEC
:: Tóquio do PEC
entre outros.
Com inúmeros produtos nascidos sobre sua responsabilidade, Marisa descobriu que para se ter cavalos e criá-los com perfeição, o segredo é manter uma estrutura eficaz, métodos preventivos, atenção constante e muita dedicação.
Hoje, o Haras Lagoinha é reconhecidamente um dos principais centros de criação da raça Mangalarga e Pampa do Brasil, principalmente por sua responsabilidade de inovação com relação à inserção de pelagens diferenciadas no Mangalarga, bem como o sucesso na criação de cavalos Pampas, pois, com todo esse perfil inovador, marca uma forte e importante presença no mundo da Eqüinocultura Brasileira.
|